sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Esta disciplina tem, com principio, desenvolver no aluno as competencias para conceituar termo currrículo, bem como para interpretar os diversos conceitos e sua influencia no processo educativo tambem se propõe  situar os fundamentos conceituais para a elaboração e implementação do currrículo ,analisando criticamente os elemento constitutivos do mesmo, com base nos pressupostos hitoricos, filosóficos antropológicos psicológicos  legais, propôe-se ainda , relacionar escola, currículo ensino , indentificando o segundo dentro da estrutura escolar e social.
Assim, tambem a disciplina de currículos e programas aborda discussoes sobre as teorias curriculares que sustentam a pratica cotidiana dos docentes, como curriculo real, oculto e prescrito.

 O Currículo real só existe desconhecido da matéria, a raiz do real é velado e é que escapa à associação do simbólico, o imaginário é uma função do real complexo (ser humano) a realidade é o real retirado pelo imaginário e velado, prefigurado pelo simbólico real aproximado aquilo que podemos compreender e aprender do real pelo artifício necessário do simbólico.
Na sua aventura e no seu fluxo migratório o imaginário vem chegar ao real, mas este não é outra coisa que aquele.Resultado de uma atividade químico-elétrica das células cerebrais, o imaginário é o real-mundo o qual se exprime pelo modo da physis. O imaginário diz o caminho do real no cérebro humano. Podemos compreender o imaginário analogicamente como uma onda e uma partícula.
É por este motivo que o imaginário separa e unifica ao mesmo tempo. O real fragmentado, levado pelo fluxo do imaginário só pode ser reconhecido cientificamente através de conceitos e de teorias disjuntivas ou através de simbolismos religiosos que se amparam em uma de suas supostas coerências em detrimento de todas as outras, já pensada ou a serem pensadas.
O Currículo Oculto tudo o aspecto do ambiente escolar seu fazer parte do currículo oficial, embora não constitua propriamente uma teoria curricular, a noção de currículo oculto exerceu uma importância muito grande em quase todas as perspectivas críticas iniciais sobre curriculo.
Esse comseito de currículo oculto estendeu-se para muito além desses exemplos, sendo utilizado por praticamente toda a perspectiva crítica de currículo em seu período inicial,eles apontavam que o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial previamente definido, para as aprendizagens sociais relevantes.
“[...]Currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de  forma implícida para aprendizagens sociais releventes o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações[...]”
Quando ensinamos as questões referentes ao tempo na escola, ensina-se e aprende-se os elementos pertencentes a pontualidade.
Como coloca Moreira o currículo oculto aponta para o fato de que o aprendizado incidental durante um curso pode comtribuir mais para a socialização do estudante que o conteúdo ensinado nesse curso.
Currículo Prescrito é um conjunto de descisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretaria federais, estaduais e municipais de educação, atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na logíca da reprodução, um currículo igual para todo o terrítorio e para todos os alunos, construido pelos que fazem a escola cotidianamente, a escola se diz inclusiva, mais continua tratando os alunos que são por natureza diferentes uns dos outros, como se todos fossem iguais, excluem aqueles que não se encaixam nos grupos sociais e culturais que a cultura escolar impõe.
O professor deve usar o livro didatico como um recurso que ira auxiliá-lo em sua pratica, proporcionando uma pedagogia emancipatória, de superação de uma cultura escolar excludente e de um pensar que passa pelo projeto currícular da escola.
Nos dias de hoje ainda temos escolas que pensam que todos tem que ser iguais, aonde a instituição escolar sempre se organizou a partir dos padrões a serem cumpridos por todos, com praticas de que a aprendizagem acontece no mesmo ritmo e no mesmo tempo, excluindo assim, aqueles que fogem a esse padrão, com classificações e seleções baseadas no modelo tradicional.

No dias atuais, podemos considerar que o que é ensinado pela a escola não é um conhecimento neutro, os alunos aprende coisas muito além do que lhes ensinado por meio do currículo escolar é em virtude de sua experiência diaria com os espaços e ambientes, com as características sociais da escola que os procedimentos da organização encontram-se com os valores e motivações dos alunos.
Os ensinamentos que as crianças aprendem por meio de currículo escolar relacionam-se com as atitudes de subordinação e de dominação entre professores, alunos e gestores, nesse sentido cabe cada professor e aluno o papel de ensinamentos que advêm das aprendizagens escolares.
E por isso que chamamos de currículo escolar como: real, oculto e prescrito.

Um comentário:

  1. Olá Kátia
    Amei seu blog, parabéns!
    Quero deixar minha opinião sobre o assunto,
    Com todo esse estudo que fiz sobre currículo entendi que na verdade o currículo é assumido como uma construção cultural, composta por aquilo que a escola ensina nas suas disciplinas, mas também todas as somas de aprendizagem e habilidades que nós queremos que nossos alunos tenham.
    Currículo é um sistema integrado, não basta você ter algumas boas ideias, você precisa pensar isso no contexto todo.

    bjss querida

    ResponderExcluir